Por que os olhos mudam de cor?
Incidência da luz: pessoas com olhos claros, azuis ou verdes, podem perceber a mudança de cor de acordo com a incidência da luz do sol, flash ou claridade em excesso, mas isso não passa de uma ilusão de ótica. O fato se dá devido à luz, que ao tocar na íris, cria essa ilusão em olhos claros.

bebe-olhos

Uma breve aula de Biologia...

Se ainda se lembra das aulas de Biologia, quando se falava sobre o tema da genética, recordará rapidamente os termos «dominante» e «recessivo». Recessivo significa que um traço herdado geneticamente pode ser substituído por outro traço.

No contexto da cor dos olhos do bebé, isso significa que os olhos azuis não são geralmente os que se impõem, mas que geralmente deixam que prevaleçam cores dominantes, como o castanho. Ou seja, neste caso, é muito provável que o castanho se imponha.

A conclusão seria a seguinte: se um dos pais tiver olhos castanhos, é muito provável que o bebé também tenha olhos castanhos. Mas esta regra só pode servir como guia no melhor dos casos, porque a cor dos olhos do bebé não se explica pelo simples esquema de cruzamento.

Além dos questionamentos mais frequentes sobre o momento em que a criança começará a se sentar, engatinhar e andar, muitos pais ficam se perguntando sobre um aspecto mais estético: a cor dos olhos. Vão ser claros? Ele vai ter os olhos azuis do pai? Ou os olhos castanhos da mãe? Por que os olhos do meu filho são mais escuros do que os dos irmãos dele? E por que a cor dos olhos da criança muda? A revista norte-americana “Parents” separou as respostas para todas essas perguntas.

Por que a cor dos olhos muda? Os bebês nascem, geralmente, com olhos claros por causa da melanina. Ela é um tipo de pigmento que dá cor aos olhos, pele e cabelo. “A quantidade de melanina na íris, a parte colorida dos olhos, determina qual será a cor deles,” afirma Douglas Fredrick, pediatra e oftalmologista no Stanford Children’s Health no Palo Alto, Califórnia.


TABELA COR DOS OLHOS!

tabela-cor-olhos