Medo de dormir sozinho – Saiba como ajudar seu filho a superar!

17

Seu filho tem medo de dormir sozinho?

É comum a criança ter medo do escuro. Este tipo de medo se desenvolve a partir dos dois a três anos de idade, pois é nessa fase que a criança começa a desenvolver sua imaginação e sentimentos. Por isso ela passa a ter medo de dormir sozinha.

Mas como ajudar seu filho a superar esse medo?

Algumas atitudes podem ajudar, entre elas:

Não durma no quarto do seu filho

Dormir no quarto com seu filho para ele se acalmar ou mesmo convidá-lo para dormir com você pode parecer que vai ajudar, mas não.

A neuropsicóloga e mestre em psicologia do desenvolvimento, Deborah Moss diz que há o risco da criança não encontrar os pais durante certa vez que ela acordar a noite, podendo criar uma dependência dos pais.

Os pais precisam ajudar a criança a encontrar uma forma de se sentir segura sem a presença deles.

Converse com seu filho

É importante que você entenda por que seu filho tem medo de dormir sozinho, veja o que é real e o que é imaginação e ajude-o a se tranquilizar.

Uma boa dica é conversar com seu filho durante o dia, assim ele sentirá mais segurança de falar e poderá se sentir mais seguro quando chegar à noite.

Ajude seu filho a superar seus medos

Compartilhe experiências em que você sentiu medo com seu filho e conte como conseguiu superá-lo, isso vai ajudá-lo a sentir mais segurança.

A psicóloga infantil Thais Leite também sugere que você banque o detetive junto com seu filho e use uma lanterna, vela ou mesmo a luz do celular para procurar os monstros que ele tem medo e mostrar para ele que não tem nada para ele ter medo.

Realize técnicas de relaxamento

Realizar técnicas de relaxamento com seu filho antes de dormir para que ele possa ficar mais tranquilo, como por exemplo, pensar em um ambiente relaxante.

Você também pode cantar uma canção calma ou contar uma história. Assim sua mente ficará ocupada e os pensamentos ruins vão se afastar.